SEJA BEM VINDO

"A Educação é a arma mais poderosa para mudar o MUNDO"

( Nelson Mandela )


SEJA BEM VINDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Proinfo: Memorial

As novas tecnologias imprimem um papel educacional importantíssimo, uma vez que as mídias através de sua capacidade de articulação e de combinação de linguagens diferentes nos proporcionam informações, discussão de assuntos cotidianos, comunicação, atrativos e dinamização na aprendizagem de diversos assuntos.

Diante disso, o curso Proinfo Integrado - Introdução à Tecnologia Digital contribui para a educação, pois o curso orienta a buscar os conhecimentos advindos das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs e inseridos na sala de aula.
O nosso primeiro encontro ocorreu com a aula inaugural do dia 28 de fevereiro de 2012 às 19 horas no auditório da SEMEC com apresentações, leituras de mensagens e entrega do material a ser utilizados durante o curso.

Ao longo das semanas aprendemos a manusear o Linux, conceituamos o que são mídias e tecnologias, como ocorreu a sua evolução, refletimos sobre a sua utilização e sua importância na vida e na educação.
Em seguida trabalhamos com elaboração e edição de textos: writer e a visualização e discussão do vídeo História do computador. Compreendemos as possibilidades de aprendizagem e comunicação que a navegação e a pesquisa na internet oferecem os, seus procedimentos de segurança e etiqueta.

Nas semanas seguintes conhecemos os recursos do Slideshare, criamos slides e refletimos sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem, a partir daí conhecemos as características de um blog, aos que ainda não tinha foi realizado a sua construção, depois de criados visitamos os blogs dos colegas, utilizamos em atividades de prática pedagógica sempre fazendo a reflexão da relação entre tecnologias e seus reflexos sobre a aprendizagem.
Em nossas ultimas aulas foram trabalhados a cooperação e interação em rede, soluções de problemas com as planilhas eletrônicas e o festival multimídia onde tem como objetivo geral promover o uso das diversas mídias como recurso pedagógico e instrumento instigador de interação e de criação de oportunidades de autoria e coautoria de conhecimentos entre os professores cursistas, trabalho este que será apresentado na aula de encerramento.

Com a realização do curso houve muitas mudanças na minha prática educativa, mudanças positivas que surtem efeito na aprendizagem. Contudo, precisa de mais sistematicidade na escola. É necessário que se construa propostas pedagógicas que englobem o uso das mídias como recursos importantes a serem inseridos nas metodologias aplicadas para os conteúdos, bem como projetos pedagógicos que incluam as TICs como recursos a serem articulados as atividades, planejamento do trabalho pedagógico com as tecnologias conjuntamente com os professores e gestores.
Um pouquinho da minha trajetória ...









Nenhum comentário:

Postar um comentário