CURSO DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA : Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: Mayara dayane
Nos dias atuais onde conhecimento e tecnologia andam juntos, surgem novos paradigmas e exigências educacionais, como uma formação crítica e reflexiva propiciando aos alunos um ensino contextualizado.
Devido à necessidade de haver novas formas de interpretar e representar o conhecimento o uso da tecnologia é considerada uma ferramenta extremamente importante, porém a mesma precisa ser usada corretamente para não ocorre apenas a sua instrumentalização.
Independente da área que o professor atue é fundamental que o mesmo conheça as potencialidades e limitações dos objetos tecnológicos seja ele o vídeo, a internet, o computador entre outros.
Conhecendo as especificidades de cada recurso o professor pode utilizá-los de forma articulada diversificando as aplicações e conceitos manuseando diferentes estratégias e formas de linguagem.
Visto que, proporciona o diálogo entre as diferentes linguagens, transformando as maneiras de expressar o pensamento e de se comunicar, ou seja, interferindo na comunicação social e induzindo mudanças.
Acho possível desenvolver um projeto, focado em um tema de uma determinada área do conhecimento e que o projeto desenvolvido será enriquecido com contribuições das demais áreas. Para um melhor aproveitamento o projeto deverá ter caráter interdisciplinar, o que nem sempre acontece.
As principais vantagens de se trabalhar através de projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa tanto para o aluno quanto para o professor.
Autora Maria Elizabeth, vem salientar a importância de não confundir as atividades temáticas com projeto, pois o mesmo é um esboço de algo que desejamos atingir, aberto e flexível ao novo. Contudo, ao trabalhar partindo de questões relacionadas a uma única área do conhecimento e articulando conceitos de outras áreas o professor precisa ter clareza de sua intencionalidade.
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