SEJA BEM VINDO

"A Educação é a arma mais poderosa para mudar o MUNDO"

( Nelson Mandela )


SEJA BEM VINDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GRANDES EDUCADORES ... UM POUCO MAIS...


 Johann Pestalozzi 

Johann Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça, exerceu grande influência no pensamento educacional democratizando e psicologizando assim a educação.
O mesmo afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar, como inspirar-se no ambiente familiar.
Para o suíço, um dos principais cuidados que o professor deveria ter era respeitar os estágios de desenvolvimento passado pelas crianças, suas turmas eram divididas entre crianças menores de oito anos, entre oito e onze anos e de onze a dezoito anos, dando atenção a sua evolução e as suas aptidões.
Pestalozzi costumava comparar o ofício do professor ao de jardineiro, que deveria providenciar as melhores condições externas para que as plantas, ou seja, as crianças seguissem seu desenvolvimento natural, transformando o professor numa ponte para o conhecimento.
Seu método partia do conhecido para o novo e do concreto para o abstrato levando ao desenvolvimento gradativo.  

ZACARIAS, Vera Lúcia Camara. Pestalozzi. Disponível em: <http://www.centrorefeducacional.com.br/pestal.html>



Friedrich Froebel


O alemão Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Criador do jardim de infância defendia um ensino sem obrigações, pois para o mesmo o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática.
“por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”
Froebel foi um grande influenciador nas técnicas utilizadas nos dias atuais, para o mesmo as brincadeiras não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do concreto. Desta forma, foi um dos primeiros pedagogos a falar de autoeducação.
A criança segundo o educador trazia consigo a semente divina, ou seja, o que há de melhor no ser humano, cabia a educação desenvolver esse germe e não deixar que se perdesse. Ainda sobre as crianças o educador acreditava que elas traziam consigo uma metodologia natural levando-as aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática, as mesma para o educador passam por 3 estágios: primeira infância, infância e idade escolar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário