SEJA BEM VINDO

"A Educação é a arma mais poderosa para mudar o MUNDO"

( Nelson Mandela )


SEJA BEM VINDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BLOG EDUCATIVO :


Os Blogs Educativos é um instrumento significativo na comunicação, interação e de compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos, são páginas simples que não servem apenas para educar, mas interagir com professores ou alunos realçando as trocas de experiências de práticas pedagógicas. Sua principal característica é de possuírem textos curtos que podem ser lidos e comentados permitindo a abordagem de diversos assuntos, os mesmo são usados como estratégias para desenvolver o hábito de registro e para divulgar boas iniciativas.  Além de construírem uma rede social constrói-se uma rede de saberes.

Nos Blogs Educativos podem ser registrados os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos e outras atividades, sendo possível enriquecer os relatos com fotos, sons e links.

Conforme Soares e Almeida (2005, p.3): Um ambiente de aprendizagem pode ser concebido de forma a romper com as práticas usuais e tradicionais de ensino-aprendizagem como transmissão e passividade do aluno e possibilitar a construção de uma cultura informatizada e um saber cooperativo, onde a interação e a comunicação são fontes da construção da aprendizagem. 

Contudo, cabe ao professor apropriar-se das novas tecnologias, refletindo sobre suas possibilidades propondo atividades e estratégias diferenciadas. Os Blogs podem ser utilizados como recurso pedagógico ou estratégia pedagógica.



Um comentário:

  1. Dayane passei aqui para visitar o seu blog... Parabéns pela conclusão dessa etapa do Proinfo Integrado. Vc é muito esforçada no que faz.. Continue assim.

    ResponderExcluir